quinta-feira, 20 de setembro de 2007

DEZ ANOS DE CATEQUESE - QUATRO ETAPAS

A Conferência Episcopal Portuguesa aprovou, em Abril de 2005, a renovação do Programa de Catequese da Infância e Adolescência. Assim, as cinco fases existentes passam para quatro etapas.
A 1ª etapa – Inserção na Comunidade - é uma fase de acolhimento por parte de toda a Comunidade Cristã, que visa a uma progressiva inserção na vida da fé da Igreja. Nesta etapa incluem-se o 1º ano, com o Catecismo “Temos um Amigo” onde se celebra a Festa do Acolhimento; o 2º ano, com o catecismo “Ensina-nos a rezar” tem como festa central a Festa do Pai Nosso e o 3º ano “Em Ti, vivemos”, culmina com a Festa da Eucaristia.
A 2ª etapa – A vida da fé – é dedicada à primeira síntese da fé cristã. Ser cristão é seguir Jesus e viver à maneira da comunhão trinitária. O 4º ano “Ao encontro… de Jesus”, tem como centro a palavra e a entrega da Bíblia; o 5º ano “à descoberta… do Pai”, tem a entrega do Credo e no 6º ano “Na força… do Espírito” professam solenemente a sua fé com a Festa da Fé.
A 3ª etapa – Sentido cristão da vida – é uma fase de descoberta de Jesus Cristo como o amigo, a grande referência para o sentido da vida e para a resolução das grandes questões existenciais. A Festa das Bem-Aventuranças mantém-se no 7º ano “Projecto Mais” e a Festa da Vida também permanece no 8º ano “Somos mais”.
A 4ª etapa – Compromisso cristão – última do itinerário de dez anos quer ajudar os adolescentes a realizarem o seu compromisso comunitário e eclesial. Tem ainda em conta a necessidade de uma nova síntese da fé, agora no horizonte adolescente e juvenil. Fazem parte desta etapa o 9º ano “O Desafio de Viver” terminando com a celebração de Compromisso e o 10º ano “A Alegria de Crer” com a Festa do Envio.

Sem comentários: