segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Feed-back da renovação dos catecismos

O Arciprestado de Caminha, em reunião de Delegados Paroquais, fez uma análise sintéctica aos novos catecismos.
Deixamos aqui a sua reflexão:
Relativamente aos catecismos da adolescência: são esteticamente atractivos, envolvem mais os adolescentes - eles sentem que o catecismo lhes pertence; as imagens utilizadas são muito apelativas. Convém que os catecismos sejam actualizados frequentemente para não haver uma discrepância tão acentuada.
A existência de várias alternativas para a mesma catequese (na Experiência Humana) permite ao catequista adequar as actividades ao seu grupo concreto. A introdução de dinâmicas na interiorização da Palavra trouxe uma maior motivação por parte dos adolescentes à Sua reflexão. Realçam também as sugestões diversificadas quanto ao modo de oração e a introdução de actividades entre-catequeses.
Algumas actividades existentes nos catecismos tem gralhas; sugerem a sua correcção nas próximas re-edições (p.e. no catecismo do 7º ano, pág. 10 - REALIZAMOS: no Acróstico, os espaços deixados em branco não se coadunam com os caracteres a serem inseridos. Por ex. no 1: o A deveria ser a 1ª letra e não a 3ª).
Notam que o 1º encontro precisa de menos tempo do que o 2º. Se precisam de 1 hora para o 1º encontro, o 2º precisa de pelo menos 1:30h. Nem sempre é possível esta disponibilidade.

Relativamente ao catecismo do 1º ano, este é também muito atractivo, apelativo, com bastantes imagens. As actividades propostas foram bem conseguidas. As dinâmicas utilizadas são sugestivas e adequadas. Visto ter sido editado mais tarde, a análise não é tão aprofundada.
Como nota final, salientam a importância da formação para os catequistas.

Aguardamos o feed-back de outros arciprestados.

Sem comentários: