sábado, 8 de dezembro de 2007

Arcos de Valdevez aposta na formação

Em sintonia com a Igreja que "deve considerar como tarefa prioritária a formação de catequistas com uma fé profunda" (DGC 33), o arciprestado de Arcos de Valdevez organizou um Curso de Iniciação para Catequistas, depois de muitos anos sem resposta à formação dos catequistas.
Ao longo de nove sábados (durante 2 meses), 40 catequistas oriundos de 14 paróquias do arciprestado de Arcos de Valdevez, deslocaram-se até à paróquia de Aboim das Choças para receberem formação.

No dia em que a Igreja celebra a Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, o Director do SDECIA de Viana do Castelo, Pe. Valdemar Fernandes, a convite do arciprestado de Arcos de Valdevez, juntou-se aos catequistas e a alguns párocos, para fazerem a avaliação dos vários encontros e procederem à entrega dos Certificados aos párocos dos catequistas participantes para que, em cada comunidade, os catequistas façam o seu compromisso e lhes seja entregue o certificado das mãos do respectivo pároco.
Nas palavras dirigidas aos catequistas, o director do SDECViana salientou que "com a vontade dos párocos e o interesse dos catequistas em aceitarem o desafio lançado, respondemos ao apelo do Santo Padre para que a Igreja que está em Portugal se transforme ao ritmo do Vaticano II ".

Segundo o Delegado Arciprestal de Catequese dos Arcos de Valdevez, Pe. André, o objectivo deste curso era proporcionar a preparação básica necessária para que cada catequista possa exercer a Missão que lhe está confiada.
Após este curso está apontado um outro para o início do próximo ano para que em Setembro de 2008, o Curso Geral de Catequese seja acolhido pelo Arciprestado de Arcos de Valdevez.

Assim esperamos!

Contamos contigo, Pe. André!

Sem comentários: