sexta-feira, 11 de abril de 2008

MULHER: OCUPA O LUGAR QUE LHE CORRESPONDE NA IGREJA?

"É justo confiar também às muheres mais responsabilidade, obviamente segundo os seus carismas", declarou há uns meses em entrevista Tarcísio Bertone, secretário de Estado do Vaticano. "Estamos a delinear novos cargos e, segundo as possibilidades, haverá algumas responsabilidades que poderão ser assumidas por mulheres", anunciou o cardeal. Estas declarações, que surpreeenderam muitas pessoas, não são mais que a constatação de uma realidade cada vez mais palpável: as mulheres continuam a encher os templos e a colaborar activamente na evangelização; mas pouco a pouco, vão ocupando lugares de responsabilidade na Igreja Católica. Que papel têm nos órgãos de poder eclesiais? Esse lugar que ocupam, reconhece o trabalho realizado por elas ao longo da história, na transmissão de fé?
O lugar da mulher na Igreja, será o tema do Encontro de Espiritualidade, a decorrer na Meadela - Viana do castelo, hoje, 11 de Abril, pelas 21 horas. O director do SDECIA, Pe. Valdemar Fernandes, reflectirá este tema controverso (para alguns), juntamente com os catequistas que se quiserem associar ao momento de reflexão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite Tomásia. Tudo bem?

Parabens! O tema "O lugar da mulher na Igreja" é muito interessante, mas o dia em que o encontro decorreu (uma 6ª feira) não foi o ideal para algumas pessoas.
Espero ter oportunidade de participar em outras iniciativas sobre o mesmo tema.

Beijinhos,

Belinha