domingo, 13 de julho de 2008

XXV Assembleia Diocesana de Catequistas - In Loco

Pelas 9 horas da manhã, a equipa organizadora da XXV Assembleia Diocesana de Catequistas, estava à porta das instalações da Bienal, em Vila Nova de Cerveira, para receber os catequistas que, vindos dos dez arciprestados da diocese de Viana do Castelo, sentiram o chamamento para participar neste encontro.

Depois do acolhimento caloroso com que fomos recebidos, o Director do Secretariado Diocesano, Pe. Valdemar Fernandes, deu as boas-vindas e apresentou a equipa que preparou e organizou esta Assembleia Diocesana.

A organização fez as honras da casa e teceu algumas considerações úteis.

Iniciado o encontro e feita a apresentação dos arciprestados, o SDEC Viana do Castelo apresentou a Catequese em números. Foram comunicados os dados existentes no ficheiro diocesano de catequese relativos aos catequistas e suas paróquias bem como os tipos de formação realizada.

Feita a apresentação dos dados do SDEC e anunciada a próxima Assembleia Diocesana, para 2009, em Arcos de Valdevez, foi dada a palavra à Prof.ª Dr.ª Maria do Sameiro Oliveira Morais da Cruz, de Braga, que nos apresentou o tema "Que catequese para os nossos filhos?".

De uma forma muito atractiva e entusiasmante, a apresentação do tema terminou com sugestões de ordem prática e de ordem processual:

Ordem prática - constituição de grupos pequenos; alargamento do tempo de intervenção; descolagem da catequese do calendário escolar; assegurar acompanhamento e continuidade por cada ano de catequese - cada catequista deve fazer o acompanhamento do grupo desde o 1º ano até ao 10º ano.

Ordem processual - evitar sobreposições com actividades escolares (tornar a catequese diferente da escola); tirar partido das maravilhas das tecnologias; responsabilizar o grupo nas tarefas; destacar e dignificar a Palavra de Deus; considerar as intervenções ocasionais das crianças e adolescentes; promover um ambiente alegre; avaliar com o grupo a sessão de catequese; motivar os catequizandos para a participação empenhada na paróquia.

Com esta "lufada de ar fresco" fomos reflectir em grupo sobre o tema apresentado. No final os porta-vozes dos grupos partilharam as experiências.
Depois da pausa para o almoço, o arciprestado de Vila Nova de Cerveira apresentou-nos uma reflexão sobre a Nova Teologia móvel para corações inquietos - "Deus-Tel". Vivendo num mundo onde a máquina ensurdece o homem, este foi um momento de escuta e reflexão.
Pelas 16 horas, celebramos a Eucaristia onde 31 catequistas fizeram o seu compromisso e receberam o Diploma do Curso Geral.

Ao longo dos últimos dois anos, 31 catequistas das paróquias de Castelo de Neiva, Darque, Meadela, Nossa Senhora de Fátima, Senhor do Socorro, Santa Maria Maior e Santa Marta de Portuzelo, do arciprestado de Viana do Castelo, fizeram formação e o estágio nas respectivas paróquias. Hoje, receberam o Diploma das mãos do nosso Bispo D. José Augusto Pedreira.

Cerca de 300 catequistas estiveram presentes nesta que é a XXV Assembleia Diocesana de Catequistas.
Para o ano estaremos em Arcos de Valdevez!

Agradecemos ao Arciprestado de Vila Nova de Cerveira a organização e realização desta ADC.

Sem comentários: