domingo, 29 de março de 2009

BARROSELAS ACOLHEU CURSO DE INICIAÇÃO

49 catequistas, provenientes das paróquias de Alvarães, Barroselas, Carvoeiro, Castelo de Neiva, Mazarefes, Mujães, Vila de Punhe e Vila Fria, do arcipirestado de Viana do Castelo e 1 catequista da diocese do Porto, receberam, hoje, na Igreja Paroquial de Barroselas, o seu Certificado do Curso de Iniciação onde assumiram o compromisso, colocando-se pela fé diante de Cristo.
Ao longo de 2 meses, a pároquia de Barroselas acolheu esta formação destinada aos catequistas que ocupam um lugar especial na transmissão da fé.

Nas orientações para a catequese actual da Conferência Episcopal Portuguesa «Para que acreditem e tenham a vida», refere-se que "são eles o rosto e porta-voz da fé da Igreja e testemunhas da experiência de fé das comunidades. (...) Não se devem considerar como professores que ensinam a doutrina cristã mas, sobretudo, como discípulos de Jesus Cristo que guiam no caminho que eles próprios se esforçam por seguir. Enquanto educadores da fé são o coração das nossas comunidades que vivem da Palavra do Senhor e do pão da vida.
Assim a escolha criteriosa e a formação sólida destes obreiros do Evangelho deve tornar-se uma das principais preocupações dos pastores que reconhecem a prioridade da catequese."

Sem comentários: