terça-feira, 9 de junho de 2009

CAMINHA aposta na formação

Dezassete catequistas do arciprestado de Caminha frequentaram, durante dois meses, na paróquia de Azevedo, o Curso de Iniciação sendo-lhes conferida, assim, a “Iniciação” no ministério catequético.
Ao longo de nove sessões, orientados por outros catequistas do arciprestado, os catequistas provenientes das paróquias de Azevedo, Caminha, Riba de Âncora, Venade, Vilar de Mouros e Vile, reflectiram na Missão que a Igreja lhes confia. Tomaram consciência de que “não se pode ser mestre e pedagogo da fé de outros se não se é discípulo convicto e fiel de Cristo na Sua Igreja” (DGC 142).
O que é a Catequese e quem é o Catequista; Catequese e Família; formação Bíblico-Teológica; as Idades da Criança e do Adolescente; o Catequista, o Guia e o Catecismo; como preparar uma sessão de Catequese e Catequese prática – Infância e Adolescência foram os temas escolhidos para preparar estes catequistas para a Igreja do Futuro.
Esta formação culminou, no passado dia 5 de Junho, com um painel de ideias, que contou com a presença de uma criança, um pai, um catequista e um pároco onde foi reflectida a Catequese e a Comunidade, seguido de uma Celebração da Palavra onde foram entregues os Certificados de Participação.
A aposta na formação é uma prioridade para a Equipa Arciprestal de Catequese de Caminha que, terminado este curso em Azevedo, já conseguiu atingir a maioria das paróquias do concelho com a formação inicial para catequistas.

Sem comentários: