segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

01.01.2010 - Dia Mundial da Paz

"SE QUISERES CULTIVAR A PAZ, PRESERVA A CRIAÇÃO" é o título da mensagem de Bento VXI para o Dia Mundial da Paz 2010 (1 de Janeiro). É dedicada à defesa do ambiente onde o Santo Padre apela à comunidade internacional para que tome medidas que travem as alterações climáticas. O documento surge na recta final da Cimeira de Copenhaga, que procura um acordo global para travar os efeitos das mudanças climáticas.
O Papa encoraja a educação para “uma responsabilidade ecológica” que salvaguarde “uma autêntica «ecologia humana» e consequentemente afirme, com renovada convicção, a inviolabilidade da vida humana em todas as suas fases e condições, a dignidade da pessoa e a missão insubstituível da família, onde se educa para o amor ao próximo e o respeito da natureza”.
Bento XVI não deixa de referir que a Igreja “exprime perplexidades acerca de uma concepção do ambiente inspirada no ecocentrismo e no biocentrismo”, considerando que “tal concepção elimina a diferença ontológica e axiológica entre a pessoa humana e os outros seres vivos”.
Concluindo, o Papa afirma que “proteger o ambiente natural para construir um mundo de paz é dever de toda a pessoa”, vendo no combate à actual crise “uma oportunidade providencial para entregar às novas gerações a perspectiva de um futuro melhor para todos”.

Sem comentários: