quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Catequese de Adolescentes em reflexão na ADC

«Adolescência: um desafio à catequese actual», foi o tema escolhido pela Equipa Arciprestal de Catequese de Paredes de Coura, para a XXVII Assembleia Diocesana de Catequistas, que decorreu em Paredes de Coura, no domingo passado.
No início da jornada, o responsável do Secretariado Diocesano da Edicação Cristã de Vila Real, Pe. Manuel Queirós da Costa falou, aos 400 catequistas presentes, acerca do anúncio do Evangelho aos adolescentes de hoje. Referiu que as acções da Igreja, para se tornarem evangelizadoras, devem ser realizadas de uma forma renovada, em resposta à situação religiosa da nossa cultura.
É ponto assente que o catequista deve adoptar um carácter missionário procurando assegurar a adesão à fé. Para que tal aconteça precisa ir de encontro à vida real dos adolescentes e de ter em conta as suas questões e experiências de modo a responder-lhes.
No seguimento da abordagem ao tema, o responsável da Catequese de Vila Real, salientou que a catequese é evangelizadora se levar os catequizandos à descoberta, à amizade e ao seguimento de Jesus baseado sempre no testemunho de vida convicto do catequista e no envolvimento da comunidade no grupo e o grupo na comunidade.
«A Experiência Religiosa dos Adolescentes» foi o segundo tema apresentado neste dia dedicado à catequese da adolescência, pela Directora do Departamento Nacional de Catequese, Dra. Cristina Sá Carvalho.
Salientou que a experiência religiosa tem um papel fundamental porque a fé se abre à livre escolha de cada um, "habilita cada um de nós a reconhecer na vida e na história o lugar onde a Palavra de Deus toca a consciência dos humanos".
Os catequistas puderam ainda reflectir sobre o desenvolvimento psicológico e religioso dos adolescentes e sobre a experiência religiosa nesta fase da vida.
A responsável do Departamento de Catequese deixou o desafio aos catequistas de fazerem-se acolher enquanto se acolhe.
De tarde, o bispo da nossa diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, um dos responsáveis da revisão dos catecismos, apresentou o catecismo do 4º ano, "Tens Palavras de Vida Eterna".
Referiu a preocupação de propor um modelo renovado de catequese que corresponda às orientações ds Igreja, nomeadamente a recente exortação do Papa Bento XVI.
O sítio da internet da Comissão Episcopal da Educação Cristã disponibiliza o bloco I do guia do catequista, a introdução ao renovado catecismo, o Plano Pedagógico e Material de apoio para os catequistas poderem fazer o download dos referidos documentos. Brevemente estará nas livrarias diocesanas o material em suporte de papel.
Na celebração de encerramento da XXVII Assembleia Diocesana de Catequistas, D. Anacleto Oliveira, sublinhou que o catequista que leva a sério a sua missão está em catequese toda a semana.

Sem comentários: