sábado, 2 de outubro de 2010

SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

De 3 a 10 de Outubro decorre a Semana Nacional da Educação Cristã, subordinada ao tema "Tornai as vossas vidas lugares de beleza".
Durante sete dias, pretende-se mostrar e dar visibilidade à Educação Cristã em Portugal através de várias iniciativas. Destacamos as Jornadas Nacionais de Catequistas. (ver programa completo)
Deixamos aqui a mensagem do director do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Diác. Acácio José Pereira Lopes, por ocasião da Semana Nacional da Educação Cristã.

«A educação cristã tem um único objectivo fundamental no seu horizonte: a realização integral e total do ser humano. Para o alcançarmos somos obrigados a procurar a verdade primeira e última do ser humano. E esta tem a sua fonte originária e a sua morada permanente em Deus.
Procurar a verdade é buscar o conhecimento de Deus. E este conhecimento de Deus foi-nos revelado em Jesus Cristo, o Homem perfeito, o Homem totalmente realizado. Tudo o que fizermos em matéria de educação cristã tem de ter esta realidade no horizonte: do pensamento, da acção e da relação.
É um objectivo complexo porque tem um alcance e um envolvimento universais: pessoas, individualmente consideradas, famílias, paróquias, escolas, movimentos apostólicos, meios de comunicação social, as mais diversas instituições (e não só as formalmente educativas); no limite, toda a comunidade humana. É, todavia, um objectivo apaixonante.
O Secretariado Nacional da Educação Cristã, enquanto órgão executivo da Igreja em Portugal no mundo da educação, tem especiais responsabilidades na promoção, na catalização e na coordenação do que formalmente é proposto pela Igreja portuguesa no domínio da educação cristã. A «Semana Nacional da Educação Cristã», que costumamos celebrar no início do ano lectivo e pastoral, representa como que um despertador para um novo arranque, uma motivação suplementar para uma acção renovada. Tem também um valor simbólico porque pretende aglutinar os nossos propósitos e dar sentido aos nossos projectos educativos. Normalmente, à volta de um lema mobilizador.
Para este ano aproveitámos a exortação de Sua Santidade Bento XVI, quando da sua recente visita a Portugal: «Tornai as vossas vidas lugares de beleza». Se a educação cristã tem como seu objectivo fundamental realizar o ser humano à imagem de Jesus Cristo, o revelador da beleza de Deus, então, educar o ser humano é, necessariamente, torná-lo capaz de fazer da sua vida um lugar de beleza, lugar onde se reflecte, como que em espelho, a Beleza originária de Deus.
Recomendo, vivamente, a leitura e reflexão, pessoal e em pequenos grupos ou em grandes comunidades, da «Nota Pastoral» da Comissão Episcopal da Educação Cristã para a Semana Nacional deste ano. Faço votos para que todos nós saibamos vivê-la com alegria e entusiasmo, procurando nela força e vigor renovados para os nossos projectos e a nossa acção educativa ao longo deste ano 2010/11.
Bom ano lectivo!
Bom ano pastoral!
Saúdo-vos fraternalmente em Cristo.»
Diác. Acácio José Pereira Lopes
Director do Secretariado Nacional da Educação Cristã

Sem comentários: